Menu

Login



Literatura Imprimir E-mail
Índice do Artigo
Literatura
Página 2
Página 3
Página 4
Todas Páginas

 

 

 

 

 

Título: KARATÊ DINÂMICO
Autor: Nakayama, M.
Editora: Cultrix

Sinopse: Os livros de karatê em geral não incluem instruções completas e ilustrações detalhadas, os aspectos fundamentais acrescidos das minúcias que os leitores esperam. Este livro preenche as lacunas deixadas pelos outros. O falecido mestre Masatoshi Nakayama, instrutor-chefe da Associação Japonesa de Karatê, deixou este livro como testamento. A obra revela a grande experiência do mestre como profissional e professor de karatê, descrevendo e ilustrando em pormenores todos os movimentos corretos de bloqueio, soco ou chute que o praticante queira aperfeiçoar, além de orientações sobre combinação de técnicas de bloqueio com contra-ataques decisivos. O livro contém ainda um glossário de todos os termos japoneses do karatê. Devido à velocidade extraordinária das técnicas, o trabalho normal de câmera em geral não consegue registrar a ação adequadamente. Por isso, muitas seqüências fotográficas apresentadas em Karatê Dinâmico foram tiradas com um estroboscópio com a capacidade de instantâneo de 1/10.000 de segundos, o que dá condições de acompanhar cada movimento como realmente é executado.

 

 

 

 

 

 

 

Título: O MELHOR DO KARATÊ 1 - Visão Abrangente - Práticas
Autor: Nakayama, M.
Editora: Cultrix


Sinopse: Este volume, organizado por Masatoshi Nakayama, apresenta todos os pontos básicos do karatê, organizados sistematicamente para um aprendizado eficiente passo a passo. O livro mostra as partes do corpo usadas como armas naturais, os golpes, como defender-se, como atacar, além de uma introdução ao kata e ao kumite. O autor também não se esqueceu de alertar o praticante quanto à perfeição que tem que ser atingida em dois aspectos, o espiritual e o físico, se ele verdadeiramente quiser se tornar um verdadeiro adepto do karatê-do. Neste volume, os fundamentos apresentados de forma concisa e precisa são o resultado da experiência do autor na arte da defesa pessoal durante quarenta e seis anos de prática.

 

 

 

 

 

 

 

Titulo: O MELHOR DO KARATÊ 2 - fundamentos
Autor: Nakayama, M.
Editora: Cultrix

Sinopse: Neste volume, o segundo da série, Masatoshi Nakayama, além de continuar a explicar as regras básicas que devem ser postas em prática quando se executa o kata ou se aplica o kumite, destaca os princípios físico e fisiológicos da fonte do karatê e a concentração de força, golpes, forma, estabilidade, técnica e movimento em todas as direções, que são aspectos básicos e abrangentes do treinamento. A prática deve ser constante e diligente, e não precipitada, e o fortalecimento do corpo deve ser feito gradualmente, dando-se grande destaque à elasticidade dos músculos.

 

 

 

 

 

 

 

Título: O MELHOR DO KARATÊ 3 - Kumite 1
Autor: Nakayama, M.
Editora: Cultrix

Sinopse: No kumite (luta), as técnicas básicas são aguçadas, e o movimento do corpo e o distanciamento se adquirem por meio da prática. Este volume explica os tipos e o significado do kumite e a relação entre o kumite jiyu e o treinamento básico nos fundamentos. As demonstrações são feitas por instrutores da Associação Japonesa de Karatê.

 

 

 

 

 

 

 

Título: O MELHOR DO KARATÊ 4 - Kumite 2
Autor: Nakayama, M.
Editora: Cultrix

Sinopse: Este livro complementa o volume 3 desta série e, como o anterior, traz ensinamentos de mestres das artes marciais para orientar o estudante no caminho da consciência espiritual e da maturidade mental. O Melhor do Karatê 4 trata exclusivamente do kumite e da relação deste com o treinamento como um todo.

 

 

 

 

 

 

 

 

Título:O MELHOR DO KARATÊ 5 - Heian e Tekki
Autor: Nakayama, M.
Editora: Cultrix

Sinopse: Kata, os exercícios formais do treinamento do karatê, constituem a essência da prática de Okinawa e na China e são o centro do método do treinamento atual. Detalhados aqui numa seqüência de 1500 fotografias, estão os cinco Heian e os três Tekki kata, cujo domínio é necessário para obter o primeiro dan. Os exercícios são demonstrados pelo autor, Masatoshi Nakayama, e por Yoshiharu Osaka. O treinamento intensivo, mental e físico, é o pré-requisito para se adquirir a capacidade de controlar os próprios movimentos, e essa, por sua vez, é a marca do competidor capaz. Exatamente como em outros esportes e artes marciais, o domínio dessas técnicas básicas só é conseguido mediante um treinamento constante e uma dedicação exemplar.

 

 

 

 

 

 

 

Título:O MELHOR DO KARATÊ 6 - Bassai, Kanku
Autor: Nakayama, M.
Editora: Cultrix

Sinopse: Este volume contém descrições detalhadas e ilustrações dos kata Bassai–dai e Kanku-dai. Com ele , o praticante aprende técnicas rápidas e lentas, a dinâmica da força, como transformar a fraqueza em vigor, mudança de direção, salto e busca de abrigo.

 

 

 

 

 

 

 

Título: O MELHOR DO KARATE 7 – Jitte, Hangetsu, Empi
Autor: Nakayama, M.
Editora: Cultrix

Sinopse: Os três katas apresentados neste volume estão na lista recomendada pela Japan Karate Association e se distinguem pelo uso dos braços como bastões – Jitte; pelos movimentos circulares das mãos e dos pés, coordenados com a respiração – Hangetsu; e pelos movimentos ágeis e de fácil execução, combinados em técnicas contínuas – Empi.

 

 

 

 

 

 

 

Título: O MELHOR DO KARATE 8 - Gankaku, Jion
Autor: Nakayama, M.
Editora: Cultrix

Sinopse: Eis dois katas da lista recomendada pela Japan Karate Association: Gankaku – a garça sobre a rocha – nome descritivo deste kata, ensina técnicas para golpear com qualquer uma das mãos, tanto para cima como para baixo, enquanto se está equilibrado sobre uma das pernas. Também fazem parte desse kata técnicas incríveis de contra-ataques com o dorso do punho ou com chutes laterais. O kata Jion usa muitos movimentos harmoniosos e bem-definidos, que refletem técnicas vigorosas e incisivas, apropriadas para tornar-se perito em posições de deslocamento, mudança de direção e deslizamento dos pés.

 

 

 

 

 

 

 

Título: O MELHOR DO KARATE 9 - Bassai Sho, Kanku Sho, Chinte
Autor: Nakayama, M.
Editora: Cultrix

Sinopse:
Estes katas avançados podem ser selecionados para avaliação acima do nível shodan. As técnicas do Bassai Sho, que adotam a mão em espada, o dorso da mão em espada e a boca de tigre, constituem boas defesas contra ataques com vara. O Kanko Sho apresenta muitos contra-ataques no nível superior. O Chinte tem técnicas únicas, o raramente visto tateken, e é especialmente indicado para a autodefesa da mulher.

 


 

 

 

 

 

Título: O MELHOR DO KARATE 10 - Unsu, Sochin, Nijushiho
Autor: Nakayama, M.
Editora: Cultrix

Sinopse: Os katas apresentados neste volume são de nível avançado e podem ser seleciona- dos para avaliações acima do nível shodan. Em Unsu, há mudanças constantes, simbolizadas pelo nome, que significa “Mãos de Nuvem”. Todas as partes do corpo são usadas como armas, com fintas e provocações que levam a uma combinação única de técnicas e de chutes em muitas direções. Sochin caracteriza-se por certa solenidade. Assumindo uma postura estável, a força muscular se forma lentamente em muitos movimentos e instantaneamente em outros, levando a uma clara percepção do momento oportuno para ataques contínuos. Nijushijo oferece muitas oportunidades de treinamento do bloqueio com o dorso da mão (haishu uke). Esse kata exige uma combinação de diferentes forças e velocidades. Pode-se perceber o seu domínio no fluxo suave e ininterrupto dos movimentos.

 

 

 

 

 

 

 

Título: O Melhor do Karate 11 – Gojushiho Dai, Gojushiho Sho, Meikyo
Autor: Nakayama, M.
Editora: Cultrix

Sinopse:
Os três katas avançados apresentados neste volume são um desafio para o grau de maturidade do karateca. Dos movimentos suaves e fluidos de Gojushiho Daí, passando pelas transformações no igualmente longo Gojushiho Sho, até o sereno e harmonioso kata Meikyo, tanto as técnicas aprendidas nos kata básicos quanto as táticas mais sofisticadas exigem o concurso das reservas mais profunda de equilíbrio, coordenação, senso do momento oportuno e habilidade técnica.

 

 

 

 

 

 

 

Título: Karate-do - O Meu Modo de Vida
Autor: Funakoshi, Gichin
Editora: Cultrix

Sinopse: Muito já se publicou no Japão sobre o eminente mestre de karatê, Gichin Funakoshi. Mas esta é a primeira tradução de sua autobiografia para o português. Escrita pouco antes de sua morte, aos 90 anos, a obra descreve em detalhes sucintos a vida do mestre – sua infância e juventude em Okunawa, sua luta para aperfeiçoar e popularizar a arte do karatê, suas orienta- ções para se alcançar a longevidade – e revela sua personalidade única e seu modo de ver a si mesmo, ao seu mundo e à as arte. Através da leitura deste livro, o praticante de karatê-do chegará a uma compreensão maior do modo de viver e de pensar do mestre e, como conseqüência, da arte da autodefesa que ele tanto aperfeiçoou. Este é um livro altamente recomendado não só para os que praticam essa arte marcial, mas também para todos os que se interessam pela cultura e pelo pensamento do Oriente refletidos na ética e na arte da autodefesa.

 

 

 

 

 

 

Título: Um Caminho de Paz - Um Guia das Tradições das Artes Marciais para os Jovens
Autor: Standefer, Roxanne; Ledwab, Claudio
Editora: Cultrix

Sinopse: Numa linguagem clara, simples e cativante, os autores levam os leitores jovens a conhecer os diversos aspectos das artes marciais. Desde a tradição até os muitos estágios de preparação mental e física necessários para o domínio das habilidades de um faixa-preta, os autores salientam o espírito de cooperação como chave do sucesso em qualquer arte marcial. Cuidadosamente ilustrado com figuras, quadros e casos curiosos para prender a atenção dos leitores mais jovens, "Um Caminho de Paz" é uma ferramenta educacional perfeita para o artista marcial jovem e um excelente recurso para pais, professores e instrutores de artes marciais.

 

 

 

 

 

 

 

 

Título: BUSHIDO - O Código do Samurai
Autor: Yuzan, Daidoji
Editora: Madras

Sinopse: Uma casta de guerreiros conseguiu uma reputação inigualável no mundo: os samurais, conhecidos por suas técnicas militares e de combate, pelo seu caráter e por seu sangue frio inabalável. Eles foram figuras marcantes na época do Japão feudal. O período clássico dos samurais nasce com o advento do xogunato, na batalha de Sekigahara, em que o clã Tokugawa assume o poder. Miyamoto Musashi, com apenas 17 anos, participou dessa batalha, mas, infelizmente, do lado dos derrotados. Aqui, você irá saber um pouco mais sobre o modo de vida desses cavaleiros guerreiros que surgiram no século XII e sobre o Código do Samurai que data do século XVI.

 

 



 
Banner