Menu

Login



Literatura
Literatura - Página 4 Imprimir E-mail
Índice do Artigo
Literatura
Página 2
Página 3
Página 4
Todas Páginas

 

 

 

 

 

Título:O Samurai - A Vida de Miyamoto Musashi
Autor:Pinheiro, Mauro
Editora:Estacao Liberdade

Sinopse: Força, inteligência, espiritualidade, arte e filosofia. Para contar a história de uma das maiores lendas do Japão o autor norte-americano William Scott Wilson, renomado conhecedor e estudioso da língua e cultura japonesas, se vale de diferentes recursos ao escrever "O Samurai - A Vida de Miyamoto Musashi", biografia do lendário espadachim que viveu no Japão durante os séculos XVI e XVII. O livro traz ainda mapas que retratam o Japão no período Edo (1603-1868), desenhos do próprio Musashi, e fotos do monumento funerário erguido em sua homenagem, da caverna onde ele esteve escondido e também imagem da escultura de madeira de autoria do próprio samurai. Musashi destacou-se nas lutas, mas também ficou conhecido como um dos mais respeitados pintores a nanquim, um notável praticante de caligrafia tradicional, poeta e estudioso da filosofia zen- budista.

 

 

 

 

 

 

 

 

Título: História dos Samurais - 3ª Ed. 1993
Autor: Yamashiro, Jose
Editora: Ibrasa

Sinopse: Fabulosos guerreiros da época feudal do Japão (século VIII ao XIX): causas e circunstâncias de seu surgimento, sua lenta evolução, com amargas experiências e árduas lutas nas graves crises sociais; a conquista do poder no século XII, com a fundação do Xogunato kamakura; em 1868. Os Samurais, que dominaram durante sete séculos a sociedade japonesa, deixaram marcas indeléveis no espírito dos nipônicos. Muitos dos legados morais e culturais dos Samurais foram preservados de gerações e chegam até os dias presentes.

 

 

 

 

 

 

 

Título: O Cavaleiro e o Samurai - Col. Angus Saga
Autor: Paes Filho, Orlando
Editora: Prestigio

Sinopse: A saga percorre 12 séculos (desde a Idade Média até as Cruzadas do século XXI), compondo uma aventura para jovens e adultos, com ilustrações coloridas, mapas e ícones que retratam o período. Em "O Cavaleiro e o Samurai", Kubai Khan, neto de Gêngis Khan, está ampliando seus territórios pela Ásia. O próximo ataque dos mongóis será o império do Japão. Se o Japão cair, os mongóis terão dominado a Ásia por completo.

 

 

 

 

 

 

 

Título: Histórias do Japão
Autor: Arrabal, José
Editora: Peiropolis

Sinopse: "Histórias do Japão" é um livro de contos que une culturas e faz ponte entre povos. Com acentuada liberdade de invenção, suas narrativas e desenhos expressam sonhos, conflitos, traços e cores, estilos e feitios do imaginário e da arte do Oriente e do Ocidente. Escrito por José Arrabal e ilustrado pelo artista plástico Douglas Okasaki, o livro reúne, em prosa poética, alguns relatos tradicionais do xintoísmo e do budismo, lendas, fábulas e contos populares do Império do Japão.

 

 

 

 

 

 

 

 

Título: Mitos e Lendas do Japão
Autor: Davis, F. Hadland
Editora: Landy

Sinopse: Nestas páginas o jocoso e o irônico mesclam-se à beleza épica das façanhas dos heróis, uma graça e leveza que nestas narrativas é seu traço marcante e diferenciador. O leitor conhecerá ainda as lendas sobre o Buda, a lenda na arte japonesa, a mítica do monte Fugi, entre outras preciosidades do Japão antigo.

 


 

 

 

 

 

 

Título: O Livro dos Cinco Anéis - Gorin no Sho
Autor: Musashi, Miyamoto
Editora: Conrad

Sinopse: Edição traduzida diretamente do original japonês em edição bilíngüe. Com apresentação de Sensei Gosho Motoharu, nono mestre sucessor do Niten Ichi Ryu no Japão e revisão técnica do Sensei Jorge Kishikawa maior mestre do Niten Ichi Ryu no Brasil.

Durante mais de 700 anos os samurais formaram a elite guerreira do Japão. Do século XI ao XIX o Japão teve na formação moral dos samurais a base de sua cultura.

"O Livro dos Cinco Anéis - Gorin No Sho" é o mais importante tratado da formação do guerreiro samurai. Seu autor Miyamoto Musashi (1584-1645), viveu na época de transição das grandes batalhas campais para a fase da estabilidade e da consolidação do xogunato Tokugawa em 1603, e parece encarnar em sua própria trajetória uma viagem no tempo. Descendente de uma família de samurai, Musashi dedicou sua vida ao Caminho da estratégia militar.
Guerreiro obstinado e temido por sua força e sabedoria de combate, Musashi derrubou escolas consagradas de esgrima impondo-se como um guerreiro imbatível. Ao atingir o ápice da força com mais de 60 batalhas vencidas, desiste dos duelos para seguir sua busca por conhecimento, dedicando a última fase de sua vida a escrever este manual que registra os fundamentos de sua escola.

Um livro indispensável sobre estratégia, disciplina e filosofia oriental.

 

 

 

 

 

 

 

Título: A Magia da Espada Japonesa
Autor: Guimarães, George
Editora: Cultrix

Sinopse: Com este livro, além de proporcionar conhecimentos históricos e técnicos úteis aos praticantes da luta japonesa de espada, o autor traz a público preciosos ensinamentos filosóficos dos samurais, os notáveis guerreiros do Japão medieval, conceitos esses extremamente valiosos não só para quem pratica as artes marciais, como principalmente para as lutas cotidianas do homem comum no mundo moderno, tais como a ansiedade na escalada do sucesso e as frustrações nas derrotas a que todos estamos sujeitos; as alternâncias dos que se juntam e se separam; a adaptabilidade necessária a cada um para vencer os obstáculos com os meios de que dispõe e, até mesmo, a coragem para enfrentar a morte prevista ou inesperada

 

 

 

 

 

 


 

Título: Três Mestres do Budo
Autor: Stevens, John
Editora: Cultrix
 
Sinopse: Quando se fala do Japão e da cultura japonesa, invariavelmente vem à nossa mente a idéia de artes marciais (Budo). Hoje, as artes marciais mais praticadas no mundo são o judô, o karatê e o aikido. O que eles têm em comum e em que diferem? Para responder a essas perguntas, nada melhor que conhecer os fundadores desses caminhos: Jigoro Kano, Gichin Funakoshi e Morihei Ueshiba. Três Mestre do Budo é uma apresentação da vida e dos ensinamentos desses mestres, que se conhecem muito bem e interagiram de diversas maneiras fascinantes. Seus ensinamentos exercem um profundo impacto sobre a sociedade japonesa moderna, e a prática das artes do judô, do karatê e do aikido espalhou-se rapidamente para outros países. Essas três artes são agora avidamente estudadas em todo o planeta como parte da cultura mundial, e este livro procura estimular uma reavaliação da natureza e do verdadeiro propósito dessas três artes marciais.

 

 

 
Título: KARATE-DO - História Geral e do Brasil
Autor: Bartolo, Paulo
Editora: Realejo

 
Sinopse: Muito se fala sobre o Karate-Do no mundo e no Brasil, mas essa é a primeira publicação que enfoca sua trajetória, os pioneiros e grandes mestres do Karate-Do mundial e brasileiro, assim como os atletas que construíram a imagem desta modalidade como esporte no país. Através da leitura deste livro, o karateca e pessoas interessadas em esportes de uma maneira geral terão uma compreensão maior do Karate-Do e das pessoas que construíram a sua história. É um importante trabalho que passa para gerações futuras a história dessa arte marcial e desportiva. Karate-Do Historia Geral e no Brasil é uma abordagem histórica, temporal e cultural desta arte marcial e é um livro altamente recomendado não só para os que praticam essa arte marcial, mas também para todos aqueles que desejam entender o Karate-Do com o intuito de se aprofundar no estudo e pesquisa desta modalidade.

 



 
Banner