Menu

Login



Literatura
Literatura - Página 2 Imprimir E-mail
Índice do Artigo
Literatura
Página 2
Página 3
Página 4
Todas Páginas

 

 

 

 

 

Título: O CAMINHO DO GUERREIRO - O Paradoxo das Artes Marciais
Autor: Reid, Howard; Croucher, Michael
Editora: Cultrix

Sinopse:
Numa série de oito documentários para a BBC, grandes mestres da Índia, da China, do Japão e das Filipinas nos fazem descortinar o fascinante panorama das artes marciais em suas diversas modalidades: Kalaripayit, Marma-Adi, Kung-Fu, Hsing-I, Pa-Kuá, T'Ai-Chi, Bujutsu, Karatê, Aikidô, Kendô, Naguinata-Dô, Eskrima e Shorinji Kempô. 'O Caminho do Guerreiro' nasceu das pesquisas empreendidas para a filmagem dessa série de documentários. Ricamente ilustrado em todos os seus capítulos, é um livro essencial para os entusiastas das artes marciais, mas fascinará igualmente a todos que se sentem intrigados pelo paradoxo que está implícito nessa mobilidade de defesa pessoal - a idéia de que a prática de uma habilidade mortal pode levar a uma iluminação espiritual cada vez maior - ou seja, em última instância, um caminho de luta para a paz.

 

 

 

 

 

 

 

Título: A Arte Cavalheiresca do Arqueiro Zen
Autor: Herrigel, Eugen
Editora: Pensamento

Sinopse:
O autor conta a sua extraordinária experiência como discípulo de um mestre Zen, com quem aprendeu a arte de atirar com arco, durante os anos em que viveu no Japão como professor da Universidade de Tohoku. Sem dúvida, este é um livro maravilhoso que ajudará o leitor a "penetrar na essência dessa experiência oriental, até agora tão pouco acessível aos ocidentais".

 

 

 

 

 

 

 

Título: MUSASHI - Volume I
Autor: Yoshikawa, Eiji
Editora: Estação Liberdade

Sinopse:
Musashi é o grande romance épico japonês do século XX, com cerca de 120 milhões de exemplares vendidos. Esta história de Miyamoto Musashi, na vida real o grande samurai do japão da época dos xongus, conta como um jovem selvagem e sanguinário adquire, ao longo de inúmeras lutas e constantes situações de grande perigo, as qualidades e a têmpera que o levariam a ser o maior e mais sábio de todos os guerreiros. O Volume I contém os livros A Terra, A Água, O Fogo, O Vento (1ª parte).

 

 

 

 

 

 

 

Título: MUSASHI - Volume II
Autor: Yoshikawa, Eiji
Editora: Estacao Liberdade

Sinopse: Musashi é o grande romance épico japonês do século XX, com cerca de 120 milhões de exemplares vendidos. Esta história de Miyamoto musashi, na vida real o grande samurai do Japão da época dos xoguns, conta como um jovem selvagem e sanguinário adquire, ao longo de inúmeras lutas e constantes situações do grande perigo, as qualidades e a têmpera que o levariam a ser o maior e mais sábio de todos os guerreiros. O Volume II contém os livros O Vento (2ª parte), O Céu, As Duas Forças e A Harmonia Final.

 

 

 

 

 

 

 

Título: Sábios Guerreiros
Autor: Yang, Shang; Musashi, Miyamoto; Tzu, Sun
Editora: Claridade

Sinopse: Os quatro maiores clássicos chineses e japoneses do pensamento sobre estratégia e artes marciais reunidos pela primeira vez num único volume, em edição coordenada pelo historiador e monge budista Francisco Handa. Reúne “A Arte da Guerra”, “O Livro de Mestre Shang” , O Livro dos Cinco Anéis” e “Primeiros Passos do Guerreiro”.

 

 

 

 

 

 

 

 

Título: A Arte da Guerra
Autor: Tzu, Sun
Editora: L&pm

Sinopse: "A Arte da Guerra", o primeiro e mais célebre deles, é um tratado que, escrito por Sun Tzu no século IV a.C., superou sua dimensão militar original para se tornar, em nossos dias, referência para estratégias relacionadas às esferas relacionadas às esferas profissionais, esportivas e, mesmo, pessoais

 

 

 

 

 

 

 

Título: O Caminho do Guerreiro - Volume I
Autor: Sugai, Vera Lucia
Editora: Gente

Sinopse:
O Caminho do Guerreiro é um livro que apresenta as artes marciais como proposta superior ao simples emprego de técnicas de movimentos, que têm sido apresentadas, na maioria das vezes, como técnicas de autodefesa. É um livro que proporciona a você leitor, o conhecimento das bases de uma arte, ou melhor, de uma luta, que pode faze-lo sentir-se leve, equilibrado, satisfeito e grato pela liberdade que a si mesmo propiciou: a de viver a experiência de um movimentar que o expressa com tamanha verdade e amplitude a ponto de torná-lo capaz de tocar os contornos do mundo. A autora convida aqueles que buscam uma filosofia, pois estas o são - que privilegie a tão falada qualidade de vida e que, simultaneamente, desencadeie e auxilie um processo de elevação do espírito, a acompanhá-la neste caminho.

 

 

 

 

 

 

 

Título: O Caminho do Guerreiro - Volume II
Autor: Sugai, Vera Lucia
Editora: Gente

Sinopse:
O Caminho do Guerreiro é um livro que apresenta as artes marciais como proposta superior ao simples emprego de técnicas de movimentos, que têm sido apresentadas, na maioria das vezes, como técnicas de autodefesa. É um livro que proporciona a você leitor, o conhecimento das bases de uma arte, ou melhor, de uma luta, que pode fazê-lo sentir-se leve, equilibrado, satisfeito e grato pela liberdade que a si mesmo propiciou: a de viver a experiência de um movimentar que o expressa com tamanha verdade e amplitude a ponto de torná-lo capaz de tocar os contornos do mundo. A autora convida aqueles que buscam uma filosofia, pois estas o são - que privilegie a tão falada qualidade de vida e que, simultaneamente, desencadeie e auxilie um processo de elevação do espírito, a acompanhá-la neste caminho.

 

 

 

 

 

 

 

Título: A Arte Japonesa de Criar Estratégias
Autor: Cleary, Thomas
Editora: Cultrix

Sinopse: O estilo de vida e a tradição das artes marciais dos samurais dominaram a cultura japonesa durante séculos, praticamente até os dias de hoje. De acordo com Thomas Cleary a civilização japonesa está de tal modo marcada pelas artes marciais que algumas das características do seu modo de ser continuam a integrar ainda hoje a consciência individual e coletiva desse povo. O autor mostra de que maneira as tão conhecidas qualidades, como a reserva e o mistério do comportamento formal japonês, tem raízes profundas nas estratégias milenares da arte da guerra.

 

 

 

 

 

 

 

Título: A Sabedoria do Guerreiro
Autor: Cleary, Thomas
Editora: Record

Sinopse: Escrito originalmente para governantes e generais, estes textos contêm a sabedoria que pode ser aplicada a todos os tipos de interação humana, mesmo nos dias de hoje, nos negócios, governos e relações interpessoais.

 

 

 

 

 

 

 

Título: O Zen nas Artes Marciais
Autor: Hyams, Joe

ditora: Pensamento

Sinopse: Este é um livro a partir dos qual os leitores poderão aprender a aplicar em suas vidas os princípios do Zen, segundo se projetam nas artes marciais, abrindo assim um fonte potencial de força interior que talvez jamais sonharam possuir. Com base no seu próprio envolvimento de mais de 20 anos com as artes marciais, o autor propõe a partilhar com os leitores o que aprendeu.

 

 

 

 

 

 

 

Título: KARATÊ-DO TRADICIONAL – Regras de Competição ITKF
Autor: Nishiyama, Hidetaka
Editora: Print Express

Sinopse: Com o propósito de reter a essência das artes marciais, as regras de competição devem incorporar os princípios básicos e a filosofia da disciplina. Através do contínuo refinamento, tem-se estabelecido regras corrigidas que incorporam a essência do Karatê-do Tradicional como uma arte marcial. A ITKF elaborou essas regras visando as competições internacionais e nacionais reunindo regras de Kata, Kumite, Fukugo e Enbu.

 

 

 

 

Título: KARATÊ-DO TRADICIONAL – Terminologia e Sinais de Kumite
Supervisão: Souza, José Humberto de
Revisão: Watanabe, Luiz Tasuke

Sinopse:
Este manual ilustrado mostra as terminologias e descreve os métodos de sinalização usados pelo árbitro central e árbitros laterais na competição de kumite.

 

 

 

 

 

 

 

 

Título: VIAGEM AO JAPÃO
Autor: Cordeiro, Renata
Editora: Landy

Sinopse: Este livro mostra as nuanças variadas do Japão. As ilustrações de artistas japoneses do século XVIII e XIX, que acompanham este volume, demonstram o requinte de sua arte. Só pelos belos desenhos do século 18 e 19, já valeria a leitura deste livro. Mas o passeio pelo delicado universo japonês revela ainda aspectos da história, religião, costumes, cotidiano, teatro e até dos jardins e casas do país do sol nascente. Muitos detalhes e curiosidades refinam nosso olhar pela singularidade, singeleza e dedicação da concepção.

 




 
Banner