Menu

Login



Literatura
Literatura - Página 3 Imprimir E-mail
Índice do Artigo
Literatura
Página 2
Página 3
Página 4
Todas Páginas

 

 

 

 

 

 

Título: Hagakure - O Livro do Samurai
Autor: Yamamoto, Tsunetomo
Editora: Conrad

Sinopse: "Hagakure" é o livro essencial do samurai. Escrito a forma de preceitos e diálogos curtos, abrange todo o pensamento e o código de conduta desses guerreiros, chegando ao verdadeiro espírito de Bushidõ - o Caminho do Guerreiro. Um livro essencial não apenas para todos os interessados no fascínio dos samurais e das artes marciais, mas também para os que desejam saber mais sobre a história do Japão e a filosofia oriental.

 

 

 

 

 

 

 

Título: Os Samurais
Autor: Kristeva, Julia
Editora: Rocco

Sinopse: É impossível deixar de comparar "Os Samurais", de Julia Kristeva, com Os mandarins, o clássico que celebrizou Simone de Beauvoir e lhe rendeu o prêmio Goncourt, em 1954. Os dois romances se referem aos tempos de glória de Paris e da intelectualidade francesa, apresentam os personagens ilustres da época e discutem questões como a condição da mulher e filosofia política. No entanto, se a geração de Simone de Beauvoir é engajada e combativa, a de Julia Kristeva tem uma política mais sutil, à oriental, em que sua alegria de viver considera a vida como arte marcial.

"Os Samurais" trata do amor com a delicada poesia de uma bem elaborada filosofia sobre sensibilidades humanas a respeito do tempo, da vida e da morte. É um prazer amar como ama Julia Kristeva, com a consciência e o pensar cotidiano sobre a existência: "O tempo do amor mergulha em nossas sensações até que os cinco sentidos nos façam submergir de dor ou de enlevo. Dizem que o amor dura quando os aventureiros conseguem tratar de seus ferimentos, quando a pele se renova, quando começam a olhar um para o outro como Narciso na água. Isso exige muita paciência, um grande culto ao tempo... à magia que transforma o espaço de uma percepção, de um mal-estar ou de uma alegria em uma dádiva... Somente um barulhinho para lhe avisar que estou aqui com você, que estamos tão bem juntos aqui... O tempo é o amor às pequenas coisas, aos sonhos, aos desejos. Não temos tempo porque não temos bastante amor. Perdemos quando não amamos..."

 

 

 

 

 

 

 

 

Título: O LIVRO DO CHÁ
Autor: Okakura, Kakuzo
Editora: Ediouro

Sinopse:
Tributo às tradições milenares do Oriente, neste livro não é descrito apenas o cerimonial, mas também o culto e os padrões da crença, a profunda reverência que envolve amor e respeito do indivíduo por seus antepassados.

 

 

 

 

 

 

 

 

Título: OKINAWA: UMA PONTE PARA O MUNDO
Autor: Yamashiro, José
Editora: Cultura Editores

Sinopse: História sintética da última província a integrar-se ao Japão. No passado, seus navegadores promoveram intensas trocas culturais nas regiões dos Mares do Sul, devido ao comércio. Hoje, as ilhas do arquipélago de Okinawa são um atraente 'spot' turístico. Com dois cadernos de fotos coloridas. Escrita por um brasileiro descendente de okinawanos.

 

 

 

 

 

 

 

Título: A ARTE DA MEDITAÇÃO (inclui CERUMEM CD)
Autor: Goleman, Daniel
Editora: Sextante

Sinopse:
A arte da meditação é o método mais antigo para tranqüilizar a mente e relaxar o corpo. A meditação é, em essência, o treinamento sistemático da atenção. Ela tem como objetivo desenvolver a capacidade de concentração e enriquecer nossa percepção. Há vários tipos de meditação e você vai aprender quatro deles no CD que acompanha este livro. Experimente cada um durante algumas semanas até descobrir qual prefere. Escolha aquele ou aqueles com que você se sentir melhor e use-os cada vez que meditar.

 

 

 

 

 

 

 

Título: O MONGE E O EXECUTIVO - Uma História sobre a Essência da Liderança
Autor: Hunter, James C.
Editora: Sextante

Sinopse: Você está convidado a juntar-se a um grupo que durante uma semana vai estudar com um dos maiores especialistas em liderança dos Estados Unidos. Leonard Hoffman, um famoso empresário que abandonou sua brilhante carreira para se tornar monge em um mosteiro beneditino, é o personagem central desta envolvente história criada por James C. Hunter para ensinar de forma clara e agradável os princípios fundamentais dos verdadeiros líderes. Se você tem dificuldade em fazer com que sua equipe dê o melhor de si no trabalho e gostaria de se relacionar melhor com sua família e seus amigos, vai encontrar neste livro personagens, idéias e discussões que vão abrir um novo horizonte em sua forma de lidar com os outros. É impossível ler este livro sem sair transformado. "O Monge e o Executivo" é, sobretudo, uma lição sobre como se tornar uma pessoa melhor.

 

 

 

 

 

 

 

Título: SEGREDOS DO BUDÔ - Ensinamentos dos Mestres das Artes Marciais
Autor: Stevens, John
Editora: Cultrix

Sinopse:
"Segredos do Budô: Ensinamentos dos Mestres das Artes Marciais" é uma obra composta por três seções. A primeira é uma compilação dos princípios do Budô, extraídos de diversos manuais de treinamento e de códices de divulgação. A segunda seção contém excertos sobre os elementos filosóficos do Budô, inclusive a tradução de um texto japonês seminal chamado Neko no Myojutsu, "As técnicas Maravilhosas do Gato Velho". Na terceira seção estão os contos sobre os ensinamentos dos mestres do Budô. Também foram incluídas na obra várias ilustrações de diferentes mestres das artes marciais.

 

 

 

 

 

 

 

 

Título: A PRÁTICA DO ZEN E O CONHECIMENTO DE SI MESMO
Autor: Low, Albert
Editora: Cultrix

Sinopse: O modo como este volume foi organizado faz dele um dos textos mais atraentes e completos até hoje publicados sobre o Zen em português. E a habilidade com que os vários assuntos se entrelaçam, formando uma teia que prende o leitor pela sua clareza e originalidade, explicam o seu sucesso.

 

 

 

 

 

 

 

Título: BUSHIDO - ALMA DO SAMURAI
Autor: Nitobe, Inazo
Editora: Tahyu

Sinopse: O Bushido é o código de honra e de disciplina militar seguida pela classe de guerreiros mais conhecida no mundo, os Samurais. Preconizando a filosofia Zen que harmoniza corpo, alma e espírito, influenciada por idéias budistas, confucionistas e xintoístas, encaravam as Artes Marciais como um caminho para a iluminação, a ética e a sabedoria. 'Bushido - Alma de Samurai', retrata e preserva o espírito de uma era em que havia grandes guerreiros regidos por princípios de honra e lealdade. Mostra, como jamais havia sido feito antes, as virtudes do povo japonês, marcando a transição do Japão de um país feudal a uma potência industrial. Diferente de outras publicações sobre estratégia ou filosofia dos guerreiros orientais publicadas no Brasil, Inazo Nitobe conseguiu fazer de 'Bushido - Alma de Samurai', um livro único, escrito de forma atual e de fácil entendimento.

 

 

 

 

 

 

 

 

Título: THE ART OF EMPTY HAND FIGHTING (em inglês)
Autor: Nishiyama, Hidetaka
Editora: Tuttle Publishing

Sinopse: An easy-to-follow manual illustrated with more than 1,000 photographs, it gives step-by-step explanations and thorough analyses of all the basic movements and techniques of karate. Featuring a full description of the sport, including history, organization, training methods and basic principles, it includes calisthenics, striking points and stances, hand and foot techniques, formal exercise, sparring, karate as self-defense and pointers on competitive karate. Written by Hidetaka Nishiyama, Chief of the Instruction Committee of the Japan Karate Association and by American association member Richard C. Brown.

 


 

 

 

 

 

 

Título: Samurai - O Lendário Mundo dos Guerreiros
Autor: Turnbull, Stephen Editora: M. Books

Sinopse: "O Lendário Culto dos Guerreiros" de elite do antigo japão e que persiste ainda nos dias de hoje. Temas familiares como a prática dos suicídios, a vingança ritualística e o folclore das espadas samurais analisados dentro do contexto de uma cultura oniabrangente, que se exprime tanto pela poesia e pintura quanto pela violência e práticas militares.

 

 

 

 

 

 

 

Título: O Código Samurai - Princípios da Administração Japonesa
Autor: Lafayette, Boyé
Editora: Gestão Competitiva

Sinopse:
A transformação do Japão de sociedade agrária dominada por guerreiros a moderna nação industrial entre 1870 e 1890, e sua reconstrução após a Segunda Guerra Mundial, tornou-se a segunda maior economia do mundo em menos de 30 anos, deve-se aos traços culturais que os japoneses herdaram dos seus antepassados, os samurais. Boyé Lafayette, estudioso de assuntos relacionados ao Japão, identifica os traços característicos no código de ética dos samurais que tornaram possíveis estas incríveis transformações, e explica como eles podem ser aplicados atualmente por qualquer pessoa para melhor suas próprias habilidades pessoais e seu desempenho. "O Código Samurai" é uma manual de sucesso em qualquer campo, seja pessoal ou profissional.

 

 

 

 

 

 

 

Título: A Dobradura do Samurai
Autor: Brenman, Ilan
Editora: Companhia das Letrinhas

Sinopse: Há muito tempo o origami faz parte da vida dos japoneses. Os samurais já utilizavam essa técnica para desenvolver a coordenação motora, o tato e a circulação sanguínea. Era esse o caso do famoso guerreiro Massao Kazuo, mestre também na arte de dobrar papéis. Seu filho, Mitio, gostava principalmente de ver o pai fazer o tsuru, dobradura que representa o grou, ave da saúde e da fortuna. Bom observador, Mitio logo se torna um especialista na arte do origami. Até o dia em que seu pai adoece, e Mitio resolve dobrar mil tsurus para tentar salvá-lo. "A Dobradura do Samurai" relembra uma antiga lenda japonesa, segundo a qual quem dobrasse mil tsurus teria seus desejos realizados. Ilustrado com xilogravuras, o livro ainda traz um passo-a-passo para ensinar as crianças a fazer seus próprios tsurus.

 

 



 

 

 

 

 

Título: Os Vinte Princípios Fundamentais do Karatê - O Legado Espiritual do Mestre
Autor: Funakoshi, Gichin
Editora: Cultrix

Sinopse: O método do mestre Funakoshi enfatiza as razões espirituais e a agilidade mental acima da força bruta e da técnica. Os praticantes não devem confiar na técnica apenas - socos, chutes e bloqueios -, mas, sim, fomentar também os aspectos espirituais da prática. Conheça a si mesmo e o resto se seguirá naturalmente, foi a mensagem que ele deixou para a posteridade há mais de 60 anos. Como axiomas, os princípios de Funakoshi estão abertos a várias interpretações. "Não existe o primeiro golpe no karatê" tem provocado intermináveis discussões quanto ao seu verdadeiro significado. Muitas dessas ambigüidades são esclarecidas nos comentários, que também são repletos de reflexões filosóficas, episódios históricos fascinantes e conselhos para quem busca um Caminho melhor.

 

 

 

 

 

 

 

Título: Alma do Guerreiro - Psicologia , Artes Marciais e Espiritualidade
Autor: Borges, Lívia
Editora: Thesaurus

Sinopse:
No livro de Lívia Borges, o guerreiro surge como curador, servidor e líder, sendo, ao mesmo tempo, revolucionário e pacificador. Assume formas bem características de atuação nos campos bio-psico-social, mobilizando forças necessárias ao fiel cumprimento daquilo a que se propõe. Motivado por valores universais, tais como honra, justiça, solidariedade e coragem, não admite obstáculo que não possa ser superado, pois a vida disponibiliza infinitas possibilidades.

 

 



 
Banner